top of page

Mania Graciosa

  • Foto do escritorRenata Prado

Calça Pantacurt feita em casa

Atualizado: 18 de jan. de 2018

A calça pantacurt está na moda novamente, esse estilo já foi sucesso há muito tempo, pergunte para a sua mãe, tia e avó , com certeza alguém tinha uma.

Com um corte fácil e modelagem quase que única é uma calça que podemos fazer em casa.

Eu me aventurei em um projeto da pantacurt e consegui realizar tranquilamente. O molde que fiz foi baseado em uma calça bem larga que eu já tenho, mas com corte de cintura reta.

Ao iniciar o projeto temos que avaliar primariamente o tecido. Devo lhes dizer que o meu tecido foi um lençol que nunca havia usado pois achava ele levemente duro para tal função. Mas para um protótipo de calça pantacurt seria ótimo. Cortei o tecido no meio pra ficar de um tamanho melhor para que eu pudesse manusear, pois era um lençol, e comecei os cortes da calça.

Como já comentei é fácil, se você tiver uma máquina de custura em casa ou conhecer alguém que possa costurar pra você, será mais fácil, mas se quiser se aventurar a costurar na mão nada impede, apenas vai ser demorado.

Avaliando meu tecido ficou visto que ele não era maleável, neste caso trabalhei corte reto para que possa entrar sem dificuldades e sem estragar a costura que seria feita.

Fiz o molde de uma perna, baseada na minha calça larga, fiz de uma medida que ficasse abaixo do meu joelho 4 dedos, mais ou menos, em seguida fiz um fundilho básico.

Para cortar eu dobrei o tecido no meio coloquei o molde em cima e cortei, ficou uma perna inteira na hora que abre o tecido. Fiz isso mais uma vez, assim já tendo então as duas pernas.

Cortei uma faixa em uma largura de de 11cm de largura, aproximadamente, e de comprimento 1m e 50cm, também aproximadamente, pois depois cortei o excesso de tecido.

E para finalizar os cortes é a vez do cinto, uma faixa de 7cm de largura e 1m e 50cm de comprimento.

Agora é a hora das costuras. Fiz todas as costuras na máquina em ponto reto.

Iniciaremos costurando o cinto, do avesso dobre ao meio e costure todo o comprimento em sua extremidade e quando chegar ao fim costure a lateral também transpasse o avesso por dentro empurrando pela ponta costurada até ficar do lado direito, o lado estampado do tecido, e costure a ponta dele.

Em seguida vamos para as pernas, costure a lateral da perna até chegar na altura do fundilho, faça isso nas duas pernas.

Agora costure fundilho com fundilho, vai reparar que ficará uma costura reta ao unir as partes.

Por último ficará o cós, a união da faixa mais larga com a calça. Dobre ao meio com a estampa no direito e costure junto a circunferência da calça, finalize costurando a lateral ao encontro das pontas. Faça um cortinho aonde você quer que fique localizado o laço e costure a volta do rasguinho para não desmanchar o tecido. Eu fiz uma “casinha de botão”, função que já tem na maquina, fica a mesma coisa.

Obs.: eu passei uma costura em toda a extremidade do cós pra ficar mais fácil de costurar a união de cós e calça, mas se você for costurar na mão não há necessidade.

Passe o cinto por dentro do cós e encontre as duas pontas para fora, assim dando o laço que fara a calça se ajustar a sua cintura.

Finalizada a calça Pantacurt!!!!!! Resultado:

Como disse não é difícil, mas costurando na mão dá um trabalhinho maior.

Obs.: As imagens de explicações de corte e costura foram feitas no instagram e meu senso de reta não é nada bom…hauahauahua. Como eu não tirei muitas fotos eu quis fazer uma ilustração somente para vocês entenderem, ou pelo menos terem uma noção.

Espero que façam pra vocês, e se alguém fizer compartilha no instagram @maniagraciosa que quero ver….📷


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FANPAGE

Conheçam a Renata

  Ama agulhas e linhas ,
animais, criar, reformar coisas,decorar, falar, rir e 
é dona do Jimmy, 
um gatinho lindo!
bottom of page